123 câmeras nos ônibus municipais contribuem para a segurança e qualidade no transporte 12 Dezembro 2017 - 15:23

 

 

Já são 41 dos 71 veículos da frota do transporte municipal realizado pela SOGIL, em Gravataí, que contam com câmeras de monitoramento. A previsão é que até fevereiro de 2018 todos os ônibus e midi municipais tenham os equipamentos.

 

São três câmeras instaladas em cada veículo, possibilitando uma visão panorâmica do trajeto e permitindo a visualização de toda a movimentação interna em cada ônibus. Assim, é possível afirmar que já são 123 câmeras que monitoram a segurança, o embarque e desembarque, a operação dos motoristas, bem como as diversas situações que ocorrem no dia a dia do transporte. Equipamentos que estão contribuindo para a qualidade do serviço nas linhas municipais de Gravataí.

 

   
 
Central de Monitoramento
As imagens das 123 câmeras instaladas são direcionadas para uma Central de Monitoramento na SOGIL, chamada de CCO – Centro de Controle Operacional. Lá, uma equipe analisa todas as imagens. Qualquer situação fora do padrão é encaminhada para que sejam tomadas as providências necessárias com agilidade e precisão. “Com estes novos recursos, temos um outro cenário de controle da qualidade do serviço e, principalmente, uma maior segurança dentro do transporte coletivo, pois as imagens gravadas de tudo que acontece nos veículos inibem assaltos e também poderão auxiliar as autoridades de segurança pública na identificação de suspeitos”, comenta o Gestor Operacional da SOGIL, Joaquim Cavalheiro, responsável pela implantação da melhoria na empresa.
 
Melhoria planejada
A instalação de câmeras na frota municipal é resultado de um projeto estratégico da SOGIL que visa qualificar o atendimento oferecido ao cliente. “Percebemos que um dos pontos que afasta o cliente do transporte coletivo é o risco de assalto. Então, planejamos ações que possam auxiliar para que isso seja evitado”, garante Joaquim.
 
Benefícios ampliados
E, com as câmeras nos ônibus, não é só este ambiente que é beneficiado. Como os veículos circulam por toda a cidade, e o posicionamento das câmeras têm abrangência externa, Gravataí acaba ganhando um recurso de monitoramento em diversos pontos que pode ser utilizado em prol da segurança no município, beneficiando a população.

 







Últimas Notícias
Assine nosso RSS
Notícias por ano
2017
Gampi Rodovia ERS-030, nº 3195, Vila Cledi - Fone: (51) 3484-8000 | CEP 94198-000 - Gravataí - RS
SOGIL - Sociedade de Ônibus Gigante Ltda. | © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados