Notícias

9
Set
Postado às 14:05 - 9/9/2020

Premiação do Programa Zero Acidente completa 15 anos nesta quarta

COMPARTILHE ESTE POST

Neste ano, evento de premiação ocorreu no dia 9 de março, antes do início da quarentena devido ao novo coronavírus. | Foto: Comunicação/SOGIL

Criado em 2004, projeto teve seu primeiro ciclo de reconhecimento realizado em setembro de 2005. Ao longo dos anos, a iniciativa vem auxiliando na redução de acidentes e na conscientização de motoristas e pedestres.

 

Nesta quarta-feira (9), a primeira cerimônia de premiação do Programa Zero Acidente, da SOGIL, completa 15 anos. Lançado em setembro de 2004, o projeto teve seu primeiro ciclo de premiação encerrado um ano depois. Na época, foram reconhecidos os motoristas que não se envolveram em acidentes durante o período.


Atual conselheiro da SOGIL, José de Jesus Teiga Júnior foi um dos idealizadores do Zero Acidente. Para ele, o programa significa uma mudança de hábito. “É, sem dúvida, um projeto que deu certo. Quando alguma ação se mantém por tanto tempo, como nesse caso, considero que deixa de ser apenas um projeto, passando a ser uma realidade. Por isso, digo que o Zero Acidente é uma mudança de hábito, conquistada com o esforço de toda a família SOGIL”, disse.

O Programa Zero Acidente tem o objetivo de estimular os colaboradores a praticar a direção defensiva, contribuindo para a valorização da vida. Para isso, a SOGIL realiza o reconhecimento dos condutores Zero Acidente (com premiação anual), a capacitação dos motoristas e a conscientização da comunidade.

 

“Além de vidas que são salvas, o programa nos traz mudanças positivas que levamos para o nosso dia a dia, dentro ou fora da empresa. Desta forma, o Zero Acidente acaba nos fazendo seres humanos melhores”, finalizou Júnior.


Reconhecimento


A cada ano a SOGIL realiza um evento para reconhecer o trabalho dos motoristas Zero Acidente. Em 2020, a cerimônia ocorreu no dia 9, antes do início da quarentena devido à pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, foram premiados 280 motoristas da empresa que estavam de 1 a 14 anos sem envolvimento em ocorrências de trânsito - com as premiações sendo distribuídas conforme o tempo que cada colaborador estava sem acidentes. Somente nos últimos seis anos, 1.998 premiações foram entregues dentro do projeto. Em 2006, a premiação do Programa não foi realizada, sendo retomada no ano seguinte.


Capacitação


Ao longo dos anos, a SOGIL tem oferecido diversas qualificações a seus motoristas, todas inseridas no Programa Zero Acidente. Os treinamentos e as ações de conscientização são voltados para a valorização da vida, a direção preventiva, a legislação de trânsito e os tipos de ocorrências e procedimentos internos. Desde 2018, as atividades estão sendo realizadas de forma online, através do Portal do Colaborador. Ao todo, pelo menos 1.129 colaboradores já foram capacitados, totalizando uma carga horária de 3.164 horas.


Conscientização


Através dos programas Entre Para Somar e SOGIL nas Escolas, que também fazem parte do Zero Acidente, a empresa auxilia na conscientização de jovens estudantes da comunidade para um trânsito mais seguro. Nestes projetos, são desenvolvidas ações de educação para o trânsito, como palestras e jogos educativos, e atividades práticas, como embarque e desembarque nos ônibus. Ao longo dos anos, esses programas já atenderam milhares de crianças e adolescentes dos municípios de Gravataí e Glorinha.

1. SOGIL nas Escolas conta também com atividades práticas, como o embarque e desembarque nos coletivos.

Busca de Notícias

Ano
Mês
4
Abr

SOGIL disponibilizá linhas para atender o 26º Rodeio Internacional do MERCOSUL

Postado às 13:11 - 4/4/2024

A SOGIL disponibilizará linhas para atender a demanda do 26º Rodeio Internacional do...

leia mais
8
Mar

SOGIL e Movimento Down Chute no Preconceito: Juntos pela inclusão e diversidade

Postado às 10:46 - 8/3/2024

Doze Ônibus da empresa estão circulando com a campanha contra o preconceito sobre a...

leia mais
15
Fev

Saiba como confeccionar ou renovar o cartão TEU! Escolar para a volta às aulas

Postado às 14:18 - 15/2/2024

Comunicação SOGIL Confira os procedimentos para três modalidades de...

leia mais
31
Jan

Programação de transporte para o feriado em Porto Alegre no dia 02 de fevereiro

Postado às 14:25 - 31/1/2024

leia mais
18
Dez

SOGIL divulga calendário do Ônibus Social para doações de sangue em 2024

Postado às 15:37 - 18/12/2023

Ônibus Social conduzirá os doadores até a Santa Casa, em Porto Alegre. (Foto:...

leia mais