Ações Ambientais

Responsabilidade Ambiental

A SOGIL é uma empresa certificada na norma ambiental ISO 14001:2015. Os compromissos ambientais e sociais assumidos pela SOGIL geram sustentabilidade por meio da criação e da manutenção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de mercados potenciais.

A SOGIL possui ações sólidas e planjejadas no sistema de Gestão Integrada - SGI, minimizando os efeitos causados pela operação, adotando medidas de caráter preventivo e corretivo.

Dedicação em prol do meio ambiente

Nos últimos anos, a SOGIL criou projetos e investiu em muitas ações de melhoria na sua estrutura e na conscientização de seus colaboradores quanto à responsabilidade ambiental. Dentre as principais ações, a Estação de Tratamento e Reuso da Água, a Cabine de Chapeação e Pintura de Veículos, a Central de Resíduos e sua gestão. Além da criação de grupos específicos, focados na concretização de todas as ações. A SOGIL colocou o Sistema de Gestão Integrada como uma das prioridades, formou e capacitou auditores internos, que foram fundamentais para que houvesse entendimento sobre a norma ISO 14001, facilitando o cumprimento da regulamentação exigida.

Equipes que fazem acontecer

Como apoio a todo processo de Gestão Ambiental, a SOGIL criou o Comitê do Meio Ambiente, composto por representantes de todas as áreas da empresa. O grupo tem o objetivo de discutir e elaborar estratégias para atender aos requisitos estabelecidos pela Norma ISO 14001. Ligado ao Comitê está a equipe de Orientadores Ambientais, pessoas das diversas áreas da SOGIL que atuam na conscientização direta dos colaboradores da empresa, por meio de orientações e campanhas ambientais.

Política da Qualidade e Meio Ambiente

Transportar pessoas com pontualidade, conforto e segurança, respeitando a legislação, o meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais, através da sensibilização e conscientização, buscando a melhoria contínua do sistema, promovendo a satisfação das partes interessadas.

Ações Estruturais

Rede de Hidrantes

Estrutura completa de combate a incêndio presente em toda a extensão da Garagem 96 e que atende ao PPCI (Plano de Proteção Contra Incêndio).

Cabine de Pintura

Protege o ar da contaminação de resíduos da tinta utilizada no processo.

Central de Resíduos

Espaço para armazenamento e destino adequado de cada tipo de resíduo gerado pela SOGIL.

Lixeiras

Recipientes adequados para o correto descarte de cada tipo de lixo, identificados por adesivos e cores diferentes.

Piso da Manutenção

Impermeabilização de toda a extensão da Manutenção Veicular, evitando a contaminação do solo com o óleo, por meio de fissuras.

Estação de Tratamento e Reuso de Água

Reaproveita a água da lavagem de veículos, reduzindo o consumo deste importante recurso natural.

Caixas Separadoras de Água e Óleo

Sistema que evita que a água da chuva, que escorre da Manutenção Veicular, caia na rede pública contaminada.

Central de Alarmes e Iluminação de Emergência

Sistema que auxilia na segurança dos colaboradores que atuam no interior dos prédios da Garagem 96 e também atende ao PPCI (Plano de Proteção Contra Incêndio).

Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (SPDA)

Estrutura contra descargas elétricas que protege colaboradores e prédios.

Utilização de Combustível e Reagente Adequados

A cada renovação de frota, aumenta o número de veículos da SOGIL que utilizam o combustível S-10 e o reagente Arla 32, os quais proporcionam baixa emissão de gases poluentes na atmosfera.

O Caminho dos Resíduos Descartados na SOGIL

A preocupação da SOGIL com a preservação do meio ambiente é contínua. Uma das etapas importantes desse processo é a correta destinação dos resíduos. Por isso, ações sólidas e planejadas são realizadas para organizar todo esse processo, bem como conscientizar colaboradores, parceiros e fornecedores.

1. Destinação

Cada resíduo possui um tipo diferente de destinação e a empresa segue todas as determinações para cada categoria. Por exemplo: o lixo orgânico vai para o aterro sanitário, o lixo seco é vendido para reciclagem e os resíduos perigosos são encaminhados para o coprocessamento, onde há a total destruição da matéria. Importante salientar que o transporte de cada grupo de resíduos é realizado por empresas obrigatoriamente licenciadas pelo órgão ambiental.

2. Quantidade

Mensalmente, a empresa gera, aproximadamente, 10m³ de resíduo orgânico, 500kg de resíduo seco e 6m³ de resíduos perigosos. Para armazenar temporariamente toda essa quantia, a SOGIL conta com a Central de Resíduos, que é uma estrutura preparada para a correta separação dos vários tipos de materiais descartados.

3. Logística reversa

Resíduos de logística reversa, como gás de ar condicionado, lonas de freio, embalagens de thinner e óleo lubrificante, tambor de freio, entre outros, retornam para os fornecedores.

4. Auxiliar ambiental

Para realizar o controle e a separação dos resíduos, a SOGIL conta com o Auxiliar Ambiental, que também realiza a verificação e o tratamento das manchas de óleo no pátio da garagem. Assim como acompanha a coleta dos resíduos pelas empresas licenciadas.

5. Conscientização

A SOGIL disponibiliza conjuntos de lixeiras padrão Conama no pátio de todas as garagens e recipientes separados para lixo seco e orgânico em todas as salas administrativas. Como reforço no processo de conscientização há o Comitê do Meio Ambiente e os Orientadores Ambientais com integrantes de todas as áreas da empresa.