Valores

Missão

Promover a mobilidade urbana de forma a garantir a melhor experiência de transporte, com o compromisso de satisfazer as partes interessadas.

Visão

Ser uma empresa inovadora, atendendo as necessidades dos clientes através da melhoria contínua, tornando-se referência em transporte.

Princípios

- Pontualidade
- Criatividade e Inovação
- Valorização do Ser Humano
- Transparência
- Sustentabilidade

Política da Qualidade e Meio Ambiente

Transportar pessoas com pontualidade, conforto e segurança, respeitando a legislação, o meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais, através da sensibilização e conscientização, buscando a melhoria contínua do sistema, promovendo a satisfação das partes interessadas.

Código de Conduta

Este documento é uma referência formal para a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores da SOGIL. Uma declaração de valores éticos condizentes com as metas e princípios da organização, identificando as responsabilidades no relacionamento com as partes interessadas (clientes internos e externos). Visa assegurar o cumprimento das leis e é importante orientador na solução dos conflitos.

1. Relação com o cliente externo:

1.1. Busque a excelência do atendimento seguindo as políticas estabelecidas pela SOGIL onde o cliente é nossa razão de existir. 1.2. Baseie-se na lei, honestidade, respeito e atendimento com cortesia e eficiência, oferecendo informações claras, precisas e transparentes no contato com o cliente. 1.3. Ouça e registre todos os dados de identificação do fato e dos envolvidos em situações de conflito; Colha testemunhas com dados completos; Influencie para que todos tenham atitudes de respeito e demonstre intenção de ajuda; Encaminhe as providências para os responsáveis na empresa.

2. Relação com a comunidade e sociedade:

2.1. Cumpra a legislação e busque exercer a responsabilidade social. Participe, apoie e estimule ações sociais voltadas para a comunidade e preventivas de proteção ao meio ambiente. Promova a consciência de cidadania, atitudes voluntárias, cidadãs e solidárias. 2.2. Divulgue sempre informações verdadeiras. Quando não souber oferecer a informação desejada encaminhe o solicitante ao SAC (serviço de atendimento ao cliente).

3. Relação com parceiros, poder concedente e provedores externos:

3.1. Oriente suas relações de parcerias pela qualidade, transparência, respeito e integridade com os parceiros, poder concedente e provedores externos isentos de favorecimentos de qualquer natureza. 3.2. Siga os procedimentos de seleção, avaliação e desenvolvimento de parceiros e provedores externos com critérios técnicos e profissionais estabelecidos pelas relações leais e duradouras no cumprimento dos contratos e obrigações assumidas. Respeite as normas e a legislação no que tange os direitos humanos na contratação de mão de obra para a produção e serviços. 3.3. Aja eticamente nas relações comerciais sem que ocorram benefícios políticos e/ou pessoais para comprador e/ou vendedor.

4. Relação com cliente interno (colaboradores, diretoria e sócios cotistas) e a empresa:

4.1. Tenha atitudes e condutas éticas condizentes com a responsabilidade do cargo e função que exerce. Não intimide, não ameace, não critique de maneira destrutiva. Lembre-se que, na empresa, praticamos a gestão de pessoas e isso faz toda a diferença. 4.2. Não discrimine as pessoas em função de cor, sexo, religião, origem, classe social, idade, incapacidade física ou deficiências. Relacione-se com cortesia, respeito, lealdade, confiança, espírito de equipe, conduta compatível com os valores da organização. 4.3. Não divulgue informações estratégicas e de caráter sigiloso. Proteja os conhecimentos e direitos autorais (capital intelectual da empresa). Solicite autorização por escrito do líder, quando necessitar repassar conhecimentos produzidos pela SOGIL para outras empresas, que pretendam utilizar este capital intelectual. 4.4. Preserve o patrimônio da empresa, não utilize conhecimentos, serviços e materiais da organização em benefício próprio. 4.5. Mantenha os documentos protegidos. Não leve atividades da organização para sua residência ou outro local que não seja relacionado à empresa: respeite sua qualidade de vida. Não mexa em documentos, e-mail e correspondências que não lhe pertençam. 4.6. Certifique-se de que estão autorizadas formalmente as pessoas que pretendem fotografar, gravar som e/ou imagens internas. Lembre-se de que a SOGIL não autoriza que fotos da empresa e sua estrutura, assim como de eventos que ocorram internamente, sejam divulgadas em sites e redes sociais. Assim como a empresa também não autoriza o acesso de seus colaboradores a essas redes durante o horário de trabalho, mesmo que por dispositivos particulares (celulares, tablets, etc). 4.7. Não venda produtos e serviços com interesse pessoal nas dependências da SOGIL. 4.8. Zele pela imagem da empresa e da equipe de trabalho em reuniões, eventos internos e externos. Registre sempre o que está sendo comunicado no evento, para repassar às partes interessadas, multiplicando os conhecimentos adquiridos. 4.9. Divida com seu líder imediato suas incomodações, dificuldades, dúvidas e intenções no trabalho, peça orientação antes de tomar decisões importantes. Ex: ingresso em cursos profissionais, educacionais, equipes de melhorias. 4.10. Não aceite elogios de atividades que não foram desenvolvidas por você, dê o crédito a quem faz jus. 4.11. Mantenha-se atualizado sobre as expectativas da empresa em relação aos resultados de seu trabalho. Alinhe seu desempenho às metas da organização, monitorando, analisando e melhorando seus resultados continuamente. 4.12 Procure apresentar sugestões corretivas e preventivas em seu trabalho.

5. Geral:

5.1. A SOGIL mantém, com o sindicato da categoria e associação dos funcionários, uma relação de respeito, não praticando qualquer tipo de discriminação e/ou privilégio aos colaboradores sindicalizados e associados. 5.2. A SOGIL afirma que seu processo de recrutamento e seleção é técnico e profissional, garantindo igualdade entre os candidatos, valorizando suas competências. 5.3. Leia o código de conduta da empresa e procure se atualizar sempre que houver alterações. Tenha como objetivo dominar os conhecimentos organizacionais e praticar as normas e procedimentos com base na política da qualidade e no manual do colaborador SOGIL. 5.4. Considerando o exercício da cidadania, o respeito às leis, às normas e ao código de conduta, as violações aos princípios deste documento são passíveis de medidas disciplinares, previstas nas normas da SOGIL. A SOGIL indica o setor de Bem-estar Social como canal formal de denúncia para análise e apuração de fatos que envolvam possíveis casos de discriminação. A imagem como organização sólida e idônea que a SOGIL possui na sociedade é o resultado do comprometimento ético, com honestidade, integridade, confiabilidade e responsabilidade dos seus colaboradores, gestores, diretores e cotistas.