História

História

Em 1954 a empresa Gravataiense, que até então realizava o transporte de Gravataí a Porto Alegre, se desinteressou pelo negócio. Em 25 de maio, desse mesmo ano, 16 empreendedores uniram-se para assumir o transporte de trabalhadores e moradores de Gravataí até a capital. Os sócios eram donos de um ou dois ônibus que, somados àqueles comprados da empresa Gravataiense, tornaram-se a semente dos, aproximadamente, 300 veículos atuais. Foram tempos difíceis, a região era ainda pouco desenvolvida economicamente e Gravataí considerada cidade-dormitório. Os sócios, além de administrarem seus bens, trabalhavam, como motoristas, cobradores e, até mesmo, mecânicos.

Em pouco tempo, no início dos anos 60, a empreitada cresceu e a fusão do patrimônio dos sócios fez com que os ônibus passassem a ser registrados em nome de SOGIL - Sociedade de Ônibus Gigante Ltda. A empresa, preparando-se para o crescimento, mudou-se do centro de Gravataí para a Rodovia RS 030, no Parque dos Anjos. Neste novo endereço passou a ter estruturas de apoio, como oficina e posto de abastecimento, além de garagem e área administrativa. Com o desenvolvimento da região, o crescimento da empresa foi necessário e novas linhas surgiram, englobando o eixo Gravataí - Cachoeirinha e municípios como Glorinha, Alvorada, Canoas, Viamão e São Leopoldo. A partir de 1980 a SOGIL decidiu intensificar seu foco no transporte do eixo Gravataí - Porto Alegre, abdicando das linhas de Cachoeirinha.

O passo seguinte, na década de 90, foi a construção de uma moderna garagem na RS-030, Parada 96 de Gravataí, onde, até hoje, localiza-se a sede da empresa. Novas garagens e bases operacionais foram sendo estruturadas ao longo do tempo, para otimizar cada vez mais a logística de atendimento aos clientes. Hoje, a SOGIL conta com quatro garagens (Garagem 76, Garagem 96, Garagem 107, Garagem Glorinha) e dois estacionamentos (Estacionamento POA e Estacionamento Osvaldo Aranha - Gravataí), equipados e preparados para as principais operações do transporte coletivo de passageiros.